Dieta da maçã: desintoxique seu fígado, derreta os depósitos de gordura!

Perder peso já é bom, agora perder peso e ao mesmo tempo ganhar mais saúde, é ótimo! Isso é totalmente possível com a dieta da maçã. A dieta da maçã é indicada para desintoxicar o fígado, já que facilita a digestão e protege contra o câncer, pois contém substâncias que estimulam o sistema imunológico.

Ela também reduz calorias e regula a flora intestinal. Ao fazer este tratamento, evite consumir açúcar e sal, tome bastante água e chá de carqueja, ou chá verde. A dieta da maçã é uma das melhores e mais sana dieta que existe, ela regula o apetite e a saciedade, ajudando a manter o foco e a disciplina, além de ajudar a purificar todo o organismo.

Benefícios da Maçã

Um velho ditado diz que comer uma maçã, por dia, mantém o médico afastado. A concentração de fibras e vitaminas B, C e E faz desta fruta uma importante aliada na prevenção de doenças. Caso não saiba do poder da maçã, conheça dez benefícios que esta fruta pode trazer.

Diabetes: A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.

Colesterol: Pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras. O estudo foi realizado com 160 mulheres entre 45 e 65 anos de idade.

AVC: Frutas com a polpa branca, como maçã e pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Esta é a conclusão de um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos. A pesquisa levou dez anos para ser desenvolvida. Após este período, os pesquisadores viram que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia, reduz o risco em cerca de 40%.

Problemas respiratórios: A maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória e ainda protegem os pulmões. Uma pesquisa feita pela Universidade de Nottingham, Inglaterra, mostrou que as pessoas que comem cinco maçãs ou mais por semana têm menos problemas respiratórios, incluindo asma. A maçã também possui uma propriedade adstringente que auxilia a garganta e as cordas vocais.

Doenças estomacais: A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.

Prevenção de cárie dentária: Esta infecção é causada por causa de bactérias e o sumo das maçãs têm propriedades que podem matar até 80% destes germes. Por isso, alguns dentistas recomendam oferecer maçãs para as crianças que comem muitos doces, pois a fruta ajuda a proteger a superfície dos dentes e gengivas.

Cérebro: Devido às vitaminas do complexo B, a fruta também ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso. Isso se dá por ela ser uma ótima fonte de nutrientes, sendo rica em vitamina C e ácido fosfórico.  Desta forma, a maçã ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Câncer e envelhecimento: Por ser rica em taninos e flavonoides, que são fito nutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e anti inflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce. Os flavonoides também auxiliam em doenças cardiovasculares. Além disso, a maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de próstata e de mama.

Saciedade: As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.

Vitaminas: Não é possível falar de todos os benefícios da maçã, que são inúmeros. Mas, em resumo, por ela ter vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo e ainda regula o organismo.

A dieta…

1º dia: no café da manhã ingira 3 maçãs pequenas ou 2 grandes maçãs, misturadas com um pouco de suco de limão e um punhado de nozes.

Almoço: salada com maçãs, cebola e salsa – corte três maçãs grandes, adicione 20 gramas de salsinha picada e 30 gramas de cebolas frescas. Pode adicionar um ovo cozido picado.

Jantar: 3 maçãs de tamanho médio.

2º dia: no café da manhã: 1 xícara de arroz cozido – sem sal, e 3 maçãs.

Almoço: coloque em uma panela com água quente, 3 maçãs grandes descascadas e em pedaços, para que elas amoleçam. Para temperar, adicione suco de 1 limão.

Cozinhe o arroz separadamente. Feito isso, adicione o arroz e as maçãs em um liquidificador, e bata até obter um mingau.

Jantar: arroz cozido com um pouco de sal do Himalaia ou de Guérande.

3º dia: no café da manhã: 2 maçãs e meia xícara de queijo cottage com baixo teor de gordura.

Almoço: corte as maçãs em fatias finas e as coloque num recipiente com água e suco de limão. Misture o queijo em cubos, com baixa gordura, com 2 colheres (chá) de mel e nozes. E adicione as maçãs.

Jantar: 50 gramas de queijo cottage, como o usado pela manhã.

4º dia: no café da manhã: 2 cenouras e uma maçã grande. Faça uma salada misturando-as.

Almoço: pegue 1 maçã e 1 cenoura, descasque e corte em pedaços pequenos. Adicione uma colher de chá de mel e um pouco de limão.

Jantar: 2 maçãs assadas e 1 colher de sopa de mel.

5º dia: no café da manhã:  1 cenoura cozida com uma beterraba.

Almoço: 1 ovo cozido e 1 beterraba cozida.

Jantar: 2 cenouras grandes raladas e 1 colher de sopa de mel puro.

6º dia: no café da manhã: a mesma coisa que o primeiro dia.

7º dia: no café da manhã: a mesma coisa que o segundo dia.

Em caso de fome, aumente a quantidade de maçãs… Pessoas com diabete e insuficiência renal não devem fazer esse tipo de dieta. Lembre-se que esse é um espaço informativo, em caso de duvidas procure um médico especialista, ou seu médico de família.

Fonte de pesquisa e apoio: Dieta da Maçã >> Natureba Benefícios da Maçã >> Marcia Souza, Ciclo Vivo

Facebook: https://www.facebook.com/cafemaritauberlandiacarol/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: