13 erros mais comuns nas dietas, fique atento e não cometa esses erros!

13 erros mais comuns nas dietas, fique atento e não cometa esses erros!

Perder peso de maneira saudável, não é fácil. Por isso trouxemos 13 erros que você pode estar cometendo na sua tentativa de perder peso.

1 – Focar somente na balança

A sensação de que não se está perdendo peso, mesmo que se esteja seguindo direitinho a dieta é muito comum. Isso acontece porque mantemos muito foco no peso que é mostrado na balança. Aquele número ali é só uma unidade de medida! O peso é influenciado por diversas coisas como a quantidade de alimentos e líquidos que ainda estão dentro do seu metabolismo, por exemplo. Inclusive, ele pode variar até dois quilos durante o dia, dependendo da quantidade de comida e líquido que você consumiu. Se o número da balança não está mudando, talvez você esteja retendo muita água e perdendo massa gorda. E se você pratica exercícios físicos, pode estar perdendo gordura e ganhando músculo.

2 – Comendo muitas ou poucas calorias

Para se perdr peso, é necessário um “déficit” de calorias. Isso significa que você precisa queimar mais calorias do que consome. Muitos tem a impressão de que não come tantas calorias, subestimando o que comemos. Em um estudo que durou duas semanas, 10 pessoas obesas comeram 1000 calorias por dia. Resultados de laboratórios mostraram que eles achavam que estavam comendo 2000 calorias por dia, o que mostra que não sabemos o que comemos. Você também pode estar comendo muitas comidas saudáveis, mas cheias de calorias como as oleoginosas e o queijo. Tomar cuidado com a porção é essencial! Por outro lado, diminuir muito a quantidade de calorias pode ser prejudicial. Menos de 1000 calorias por dia pode levar a perda de massa muscular, que levará o metabolismo a se tornar mais lento.

3 – Não se exercitar ou se exercitar demais

Durante o processo de perda de peso, você perde massa muscular e gordura. Se você não se exercitar enquanto restringe o consumo de calorias, você irá perder mais massa muscular do que gordura, e acabará levando o seu metabolismo a se tornar mais lento. Se exercitar minimiza a quantidade de massa que você perde, aumenta a perca de gordura e previne o seu metabolismo de se tornar mais lento. Quanto mais massa magra você tiver, mais fácil será perder peso. Porém o exercício e excesso pode se tornar um problema. Segundo estudos, muito exercício físico pode se tornar insustentável para algumas pessoas e até causar stress. Tentar forçar seu corpo a queimar mais calorias com mais exercícios físicos não é saudável. Por isso, tome cuidado 🙂

4 – Não levantar peso

Adquirir resistência durante seus treinos é muito importante para perder peso. Estudos mostram que levantar pesos – na musculação por exemplo – é um dos exercícios mais efetivos para ganhar músculo e aumentar a velocidade do metabolismo.

5 – Escolher dietas com pouca gordura ou ‘Diet’

Dietas com pouca gordura ou “diet” são consideradas, normalmente, boas escolhas para perder peso. Mas na verdade elas podem ter o efeito oposto. Muitos desses produtos acabam carregados de açúcar para melhorar o gosto além de muitos deles aumentar seu apetite, te deixando com mais dome durante o dia. Ao invés de escolher esse tipo de produto, opte por uma combinação de nutrientes adequada, consumindo o mínimo possível de alimentos processados.

6 – Subestimar a quantidade de calorias que você queima durante o exercício

Muitas pessoas acreditam que se exercitar muda o metabolismo rapidamente. Calro que o exercício ajuda a melhorar a velocidade do metabolismo, mas não é tanto quanto se acredita. Estudos mostram que tanto pessoas no peso quanto pessoas acima do peso, acreditam que queimam muito mais calorias do que na realidade.

7 – Não comer proteína suficiente

Comer proteína em quantidade suficiente é algo essencial quando se quer perder peso. Ela ajuda a reduzir o apetite, aumenta a sensação de saciedade, diminui o consumo calórico, aumenta a velocidade do metabolismo e protege a massa muscular durante a perda de peso. Para otimizar a perda de peso, tenha sempre nas suas refeições algum tipo de proteína.

8 – Não comer fibras o suficiente

Uma dieta com pobre em fibras podem estar comprometendo a sua perda de peso. Estudos comprovam que um tipo de fibra solúvel, conhecida como “fibra viscosa” ajuda a reduzir o apetite, formando um gel que segura a água. Esse gel se move devagar dentro do seu trato digestivo, fazendo com que você se sinta cheio.

9 – Criar expectativas irreais

Ter metas para perder peso é algo que ajuda qualquer pessoa a se sentir motivada. Porém, ter metas irreais não irá lhe ajudar Do contrário, só irá te desmotivar ao perceber que você não atingiu aquela meta. Ajuste suas expectativas para metas possíveis de alcançar, como por exemplo perder 10% do seu peso em um ano.

10 – Não manter controle do que você come

Comer comida rica em nutrientes é uma boa maneira de perder peso. Mesmo assim, você pode estar comendo mais calorias do que o necessário. Isso porque talvez, você não esteja consumindo a quantidade certa de proteína, fibra, carboidratos e gordura. Estudos mostram que anotar o que você come pode te ajudar a ter uma ideia de quantas calorias e nutrientes consome por dia.

11 – Continuar “tomando” açúcar

Mesmo sucos que são 100% naturais contém alguma quantidade de açúcar na sua composição, que podem levar a problemas de peso e saúde. 320 gramas de suco de maçã sem açúcar contém 36 gramas de açúcar, por exemplo. Além do mais, o seu cérebro não processa o consumo de açúcar através de líquidos da mesma maneira que processa o consumo através de sólido, levando você a não pensar que consumiu açúcar.

12 – Não ler os rótulos

Não ler corretamente o rótulo dos alimentos pode te levar a consumir ingredientes que não são saudáveis e que são calóricos. Infelizmente muitos alimentos são rotulado como saudáveis na sua parte da frente da embalagem. Mas muitas vezes eles podem estar fazendo propaganda enganosa, pois seu rótulo diz o contrário. Por isso é muito importante que você leia o rótulo de todos os produtos que compra.

13 – Não comer comidas de “um ingrediente” só

Uma das piores coisas que você pode fazer enquanto tenta perder peso é comer muitas comidas processadas. Estudos sugerem que o consumo de comidas processadas pode ser um dos fatores que mais contribui para a obesidade e outros problemas de saúde. Além do mais, produtos naturais e de “um só ingrediente” só tendem a te deixar mais satisfeito, fazendo com que você não os consuma em excesso. Ao contrário, as comidas processadas fazem com que você queira comer mais e mais.

No seu dia a dia você comete algum desses 13 erros? O que você pode fazer para melhorar seus hábitos alimentares?

Fonte: medictando

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: