Adoçantes Naturais: 5 Alternativas vamos substituir o Açúcar

Adoçantes Naturais: 5 Alternativas vamos substituir o Açúcar

Quem me conhece sabe o quanto eu insisto para que meus pacientes e quem me segue nas redes sociais retirem de vez o açúcar da dieta. Acontece que o açúcar é viciante e muito prejudicial à saúde, e você pode substituí-lo por adoçantes naturais.

Buscando evitar o seu consumo, muitos me perguntam sobre opções mais saudáveis para substituir o açúcar. Por isso, hoje vou compartilhar com você quais são os cincos principais adoçantes naturais e substitutos do açúcar.

Muitas pessoas exageram no consumo de xarope de milho de alta frutose, açúcar processado e de carboidratos em geral. Usando os adoçantes que eu vou mencionar neste artigo, você começa a mudar esta história. Muitos deles ainda têm açúcar, mas são mais fáceis para o seu corpo digerir e processar.

Então, se você está procurando substitutos do açúcar, comece por aqui. Não deixe de ler e compartilhar.

Açúcar Faz Mal

adocantes-naturais-dr-juliano-pimentel-2
Efeitos Colaterais De Açúcares Refinados Incluem Diabetes, Obesidade, Entre Outros.

O consumo de açúcar refinado só aumenta, assim como o de adoçantes artificiais.

Pesquisas apontam que os efeitos colaterais dos adoçantes artificiais variam desde dores de cabeça e enxaquecas, até o comprometimento da função hepática e renal e distúrbios do humor.

Os açúcares refinados também não são saudáveis. Efeitos colaterais de açúcares refinados incluem diabetes, cárie, obesidade, doenças cardíacas, certos tipos de câncer e até mesmo mau funcionamento cognitivo.

Há ainda outro agravante…

Nos últimos anos, produtores de milho e associações filiadas têm “empurrado” xarope de milho rico em frutose como um adoçante natural. Isto não é verdade, a grande maioria desses xaropes são produzidos a partir de milho geneticamente modificado.

Tem também a frutose, um açúcar simples que é rapidamente metabolizado pelo fígado causando um pico de insulina no sangue. Acredita-se que este açúcar de ação rápida leva ao aumento do armazenamento de gordura no fígado, resultando em doença hepática gordurosa não alcoólica, disfunção digestiva e aterosclerose.

Felizmente, existem algumas opções alternativas saudáveis para o açúcar refinado, xarope de milho de alta frutose e adoçantes artificiais.

1. Mel

Honey dipper in a wooden bowl
O Mel Em Sua Composição Antioxidantes, Ferro, Zinco, Potássio, Cálcio, Fósforo E Vitamina B6

O mel cru é um alimento verdadeiro e um adoçante natural.

Ele possui em sua composição antioxidantes, ferro, zinco, potássio, cálcio, fósforo, vitamina B6, riboflavina e niacina. Juntos, esses nutrientes essenciais ajudam a neutralizar os radicais livres, promovendo o crescimento de bactérias saudáveis no trato digestivo.

Além disso, o mel cru contém propriedades antimicrobianas.

Uma colher de sopa de mel cru tem 64 calorias e tem menos impacto sobre a carga glicêmica do que comer uma banana (1).

É importante fazer uma ressalva aqui: estes são os benefícios do mel cru. Quando o mel é pasteurizado, ele perde muitos dos seus benefícios para a saúde.

Quanto mais escuro o mel, mais rico é o sabor e maior os benefícios para a saúde. Outro fato importante, para obter a maior parte dos nutrientes no mel é preferível não aquecê-lo (2).

E atenção, use o mel sempre com moderação. Até duas colheres por dia é uma quantidade recomendável.

2. Stevia

adocantes-naturais-dr-juliano-pimentel-4
O Stevia Possui Zero Calorias, Zero Carboidratos E Zero Açúcar

O Stevia é uma planta nativa da América do Sul, muito utilizada para manter níveis saudáveis de açúcar no sangue e auxiliar na perda de peso.

Ele possui elementos nas suas folhas que o torna 200 vezes mais doce do que o açúcar e está disponível em gotas líquidas, pacotes, comprimidos solúveis e misturas de cozimento (3).

Em sua composição, o Stevia possui zero calorias, zero carboidratos e nenhum dos efeitos colaterais desagradáveis de adoçantes artificiais, tornando-se um adoçante natural ideal.

Essa opção é especialmente boa para quem tem problemas de açúcar no sangue, para pessoas com sobrepeso ou com diabetes. O grande benefício do Stveia é que ele não possui açúcar.

Ao contrário do mel cru, o Stevia permanece estável ao ser exposto ao calor.

Mas para possuir todos esses benefícios, certifique-se o Stevia mais orgânico que você encontrar, pois existem opções processadas onde são adicionados produtos químicos.

E, novamente, use o adoçante com moderação.

3. Agave

adocantes-naturais-dr-juliano-pimentel-5
O Mel De Agave É Um Antioxidante Natural E Probiótico

A família da planta chamada Agave possui várias espécies capazes de produzir o chamado mel de agave ou xarope de agave.

Estas plantas são nativas do México e de alguns locais dos Estados Unidos, como a Flórida. As espécies de agave são utilizadas há muitos séculos por indígenas dessas regiões como alimento e para preparo de bebidas.

O mel de agave pode ser utilizado como substituto do açúcar. Esse produto, segundo estudo, é extraído do agave após alguns anos do seu desenvolvimento e antes do período de floração. A seiva adocicada fica armazenada no centro da planta e então é extraída e filtrada.

O mel de agave é um antioxidante natural, probiótico, ou seja, estimula o crescimento de bactérias benéficas para o ser humano, e possui índice glicêmico baixo (entre 20 e 30). É nutritivo, rico em sais minerais como ferro, potássio, cálcio e magnésio.

Porém, este adoçante não pode ser utilizado por diabéticos porque possui de 50% a 90% de frutose em sua composição (4).

A seiva de agave possui 16 calorias em uma colher de sopa, as mesmas calorias contidas em uma colher de açúcar comum (sacarose), porém a seiva é 70% mais doce do que o açúcar. Desse modo, precisamos de menos quantidade de seiva.

Utilize a agave com cautela, principalmente por causa dos efeitos de aumento de peso e devido à grande quantidade de frutose que ela contém.

4. Açúcar De Coco

adocantes-naturais-dr-juliano-pimentel-6
O Açúcar De Coco Possui Baixa Carga Glicêmica E É Rico Em Minerais

Muitos já ouviram falar sobre os benefícios do coco.

Agora, mais e mais pessoas optam por usar açúcar de coco como adoçante natural, devido sua baixa carga glicêmica e por ser rico em minerais. Ele é extraído da seiva das flores do coco e então aquecido. Em seguida, através da evaporação, obtemos o açúcar de coco.

Rico em polifenóis, ferro, zinco, cálcio, potássio, antioxidantes, fósforo e outros fitonutrientes, o açúcar de coco é muito versátil.

Outro benefício do açúcar de coco está relacionado ao seu índice glicêmico que são mais baixos do que o açúcar (assim como as outras fontes de adoçantes mencionadas aqui). Enquanto o açúcar branco possui um índice glicêmicos 100, os outros apresentam pontuação mais próxima de 50, por isso metade do índice glicêmico. Isso significa que eles afetam o seu corpo em uma quantidade menor, ou seja, não fazem com que seus níveis de energia diminuem ou aumentam os níveis de insulina (5).

Ótima opção para quem está procurando substituir o açúcar por um elemento que não seja tóxico e que seu corpo consegue digerir com mais facilidade.

5. Xarope De Bordo

O xarope de bordo é fonte de manganês, e contém cálcio, potássio e zinco
O Xarope De Bordo É Fonte De Manganês, E Contém Cálcio, Potássio E Zinco

Nativo da América do Norte, a o xarope de bordo demanda quatro etapas – perfuração do buraco na árvore, pendurar um balde para pegar a seiva, ferver para evaporar a água e filtrar qualquer sedimento.

O xarope de bordo é uma excelente fonte de manganês, e contém cálcio, potássio e zinco. Rico em antioxidantes, este adoçante natural ajuda a neutralizar os radicais livres e reduz os danos oxidativos do organismo.

Na verdade, que o xarope puro contém até 24 diferentes antioxidantes. Estes antioxidantes, na forma de compostos fenólicos, são benéficos para reduzir os danos dos radicais livres que podem causar inflamação e contribuir para a formação de várias doenças crônicas.

Opte sempre por opções 100% orgânicas e mais escuras de xaropes de bordo, pois elas contêm mais antioxidantes benéficos do que os xaropes mais leves (6).

Xarope de bordo é estável ao calor, assim você pode usá-lo em praticamente qualquer aplicação, para adoçar o seu café ou chá, por exemplo. Só se lembre de ter moderação na hora de adoçar os alimentos.

Que tal se livrar de uma vez do açúcar branco, que te engorda e adoece? O açúcar regular é altamente tóxico e viciante, então por que usá-lo?

Na verdade, eu recomendo que você procure não adoçar seus alimentos. Mas se isso não for possível, em um primeiro momento fazer a sua substituição pelos adoçantes indicados neste artigo já é um bom começo.

Abraços e fique com Deus!

Dr Juliano Pimentel.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: