Gratinado de jiló, boa opção para almoço ou jantar!!!

Gratinado de jiló, boa opção para almoço ou jantar!!!

Ingredientes

Modo de preparo

Doure a cebola e o alho no óleo.

Refogue o jiló, os talos de salsa e acrescente o sal. Reserve.

 

Benefícios do jiló para promover a saúde

Muitas pessoas quando ouvem falar em jiló lembram imediatamente de seu gosto amargo e dizem logo que não gostam do alimento, mesmo os que nunca o consumiram. No entanto, de acordo com especialistas em nutrição seu sabor amargo é compensado pelos vários benefícios que ele traz ao organismo, como protegero sistema cardíaco, combater a halitose e auxiliar na perda de peso corporal.

Reprodução

Reprodução

Nutrientes do jiló

O jiló é um fruto e não um legume como a berinjela ou o pimentão, ao contrário do que muita gente pensa. Ele é rico em Vitaminas do Complexo B e C , Vitamina A, além de possuir na sua composição cálcio, minerais magnésio e ferro, que o ajuda a combater o colesterol alto e o mau hálito nas pessoas.

Reprodução

Reprodução

O jiló possui elementos bioquímicos que são conhecidos como flavonoides, substâncias antioxidantes cuja função é a proteção arterial no combate ao aumento de colesterol, que é a gordura ruim.

De acordo com os profissionais especializados em nutrição éle é um alimento essencial na manutenção de um sistema cardíaco saudável. Na dieta alimentar ele funciona como um controlador de apetite pois inibe a vontade de comer nas pessoas.

Em virtude de possuir somente quarenta calorias em cem gramas pode ser consumido em grande quantidade provocando a sensação de saciedade. Vale ressaltar para que os efeitos sejam efetivos os indivíduos devem consumi-lo nas refeições pelo menos uma vez por semana, sendo o ideal duas vezes nesse período.

Dieta contra a obesidade

Reprodução

Reprodução

Um dos problemas mais comuns atualmente é a obesidade,uma situação que pode contribuir para o surgimento de várias doenças nas pessoas por isso seu combate é de extrema importância. Além de incluir jiló na alimentação, outras recomendações nutricionais feitas por um novo guia de orientação contra o excesso de gordura corporal informa que nas refeições realizadas a metade do prato deve conter vegetais,frutos e legumes.

Os benefícios que o jiló traz para a saúde, faz com que ele seja um alimento indispensável na dieta das pessoas, porém para os que não suportam seu gosto amargo, uma sugestão é triturar e transformá-lo em uma farinha ou farofa para que ele possa ser consumido em conjunto com vários outros alimentos, diminuindo seu paladar característico.

De acordo com profissionais especialistas em nutrição somente duas colheres de sopa da farofa do jiló já são suficientes para sua atuação benéfica no organismo humano. Outra opção que pode ser aproveitada é refogá-lo na manteiga e no azeite para tornar sua ingestão mais fácil.

No entanto, o valor do fruto está justamente no paladar amargo que pelo estímulo da salivação apresenta uma ação bactericida, promovendo uma higiene na boca e um hálito mais saudável.

(Com informações Cultura Mix)

FONTES dos Artigos:

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: