A boa e velha combinação de frango com batata doce é sempre uma boa pedida. Por isso, sem querer inovar muito, olhei umas batatas doces e frango desfiado que tinha em casa e fiz essa simples, deliciosa e prática receita de escondidinho para o almoço de hoje. As vezes tudo que precisamos é de algo básico e simples para o dia a dia.

Ingredientes:
– 2 batatas doces médias
– 1 cebola pequena
– 2 tomates
– 3 dentes de alho
– 1/3 de xícara de leite sem lactose
– azeite para refogar
– 1 ovo para pincelar
– 1 colher de café de manteiga
– manjericão desidratado a gosto
– salsinha a gosto
– 1 e 1/2 xícara de frango cozido e desfiado
– ricota a gosto

escondidinho-novo04

Modo de preparo:
Corte as batatas em cubos (eu uso com casca e tudo!) e cozinhe em água. Em uma outra panela, refogue em azeite de oliva metade da cebola cortada em cubinhos pequenos até ficar transparente. Adicione o alho espremido e refogue mais um pouco. Adicione os tomates picados (uso com casca e sementes) e cozinhe até amolecerem. Se necessário, adicione um pouco de água filtrada. Tempere como manjericão, sal, pimenta e outros temperos que goste.  Em seguida, adicione o frango desfiado mexa um pouco. Desligue o fogo e adicione salsinha picada e a ricota ralada. Misture e reserve.

Quando as batatas estiverem cozidas, escorra a água. Em uma panela refogue o restante da cebola em azeite e com uma colher de café de manteiga. Em seguida adicione as batatas cozidas e o leite. Com a ajuda de um mixer triture as batatas na própria panela. (opção: passar as batatas em um espremedor de batatas antes de colocar na panela). Misture bem, tempere com sal, pimenta e outros temperos do seu gosto.

Montagem: em um refratário coloque um pouco do purê e cubra o fundo do refratário. Em seguida coloque o recheio de frango e espalhe por cima. Finalize com purê de batata por cima e o espalhe com as costas de uma colher, delicadamente. Pincele uma gema de ovo por cima. Se quiser faça cortes leves como um desenho e leve ao forne por aproximadamente 15 minutos para gratinar.

FONTE DO ARTIGO: cozinhafit