Como Fazer Uma Dieta Alcalina? Saiba mais nesse post!

Como Fazer Uma Dieta Alcalina? Saiba mais nesse post!

Existem todos os tipos de dietas lá fora para abordarmos. Algumas são muito ruins, mas outras boas e podem ajudar a melhorar sua saúde e até mesmo aumentar longevidade, como a dieta alcalina.

Uma revisão de 2012 publicada no Jornal de Saúde Ambiental descobriu que equilibrar o pH do seu corpo através de uma dieta alcalina pode ser útil na redução da mortalidade de numerosas doenças crônicas e outras doenças, como hipertensão, diabetes, artrite, deficiência de vitamina D, entre outras (1).

Mas como funcionam as dietas alcalinas? Pesquisas mostram que as dietas que consistem em alimentos altamente alcalinos, como legumes frescos, frutas e fontes vegetais não-processadas de proteína, resultam em um nível de pH mais alcalino da urina, que ajuda a proteger as células saudáveis e equilibrar os níveis minerais essenciais do organismo (2).

As dietas alcalinas podem ajudar a prevenir a formação de placas nos vasos sanguíneos, impedir que o cálcio se acumule na urina, prevenir pedras nos rins, construir ossos mais fortes, reduzir a perda muscular ou espasmos e muito mais.

Neste artigo, eu irei abordar melhor os benefícios da dieta alcalina.

Não deixe de ler e compartilhar.

O Que É Dieta Alcalina?

Uma dieta alcalina é aquela que ajuda a equilibrar o nível de pH dos fluidos em seu corpo, incluindo seu sangue e urina.

Seu pH é parcialmente determinado pela densidade mineral dos alimentos que você come. Todos os organismos vivos e formas de vida na terra dependem da manutenção de níveis de pH adequados, e muitas vezes é dito que as doenças e outras desordens de saúde não conseguem se estabelecer em um corpo que tem o pH equilibrado.

Embora alguns especialistas possam não concordar totalmente com essa declaração, quase todos concordam que a vida humana requer um nível de pH muito bem controlado do sangue de cerca de 7,365-7,4. Como a Revista Forbes diz: “Nossos corpos vão a comprimentos extraordinários para manter níveis de pH seguros.” (3).

Calma que eu vou explicar melhor!

Seu pH pode variar entre 7,35 e 7,45, dependendo da hora do dia, da sua dieta, do que você comeu pela última vez e quando foi a última vez que você foi ao banheiro (4).

Se você desenvolver desequilíbrios de eletrólitos e frequentemente consumir muitos alimentos ácidos, o seu corpo muda o nível de pH que pode resultar em aumento da acidez.

Por isso, a importância de comer uma dieta alcalina, para voltar a equilibrar o pH.

O Que É PH?

pH significa potencial de hidrogênio.

Trata-se de uma medida da acidez ou alcalinidade dos fluidos e tecidos do nosso corpo, feita em uma escala de 0 a 14. Quanto mais ácida é uma solução, menor seu pH. Quanto mais alcalino for o pH, maior o número é.

Um pH 7 é considerado neutro, mas uma vez que o corpo humano ideal tende a ser em torno de 7,4, consideramos o pH mais saudável para nós como sendo ligeiramente alcalino, e os níveis de pH variam em todo o corpo, com o estômago sendo a região mais ácida.

Mesmo pequenas alterações no nível de pH de vários organismos podem causar grandes problemas. Por exemplo, devido a preocupações ambientais, como o aumento da deposição de CO2, o pH do oceano caiu de 8,2 para 8,1 e várias formas de vida marítima foram afetadas.

O nível de pH também é crucial para o crescimento de plantas, e, portanto, afeta muito o conteúdo mineral dos alimentos que comemos.

Os minerais no oceano, no solo e no corpo humano são usados como tampões para manter níveis de pH ótimos. Por isso, quando a acidez aumenta, os minerais são reduzidos.

Como Funciona A Dieta Alcalina?

Após a revolução agrícola e, em seguida, com a industrialização em massa dos alimentos, a dieta que comemos hoje tem significativamente menos potássio, magnésio e cloreto, juntamente com mais sódio, em comparação com dietas do passado.

Normalmente, os rins mantêm nossos níveis de eletrólitos (os de cálcio, magnésio, potássio e sódio). Quando estamos expostos a substâncias excessivamente ácidas, estes eletrólitos são usados para combater a acidez.

De acordo com o Journal of Environmental Health, a proporção de potássio para sódio na maioria das dietas das pessoas mudou drasticamente. Pessoas que comem uma dieta padrão agora consomem três vezes mais sódio do que potássio, em média.

Muitas crianças e adultos hoje possuem uma dieta alta em sódio que é muito baixa em magnésio, potássio, antioxidantes, fibras e vitaminas essenciais. Além disso, a dieta típica ocidental é alta em gorduras processadas, açúcares, sódio e cloreto.

Todas essas mudanças na dieta humana causaram o aumento da “acidose metabólica“. Em outras palavras, os níveis de pH dos corpos de muitas pessoas não são mais tão equilibrados. Além disso, muitos estão sofrendo de baixa ingestão de nutrientes e problemas como a deficiência de potássio e magnésio.

Isto acelera o processo do envelhecimento, causa a perda gradual de funções do órgão, e degenera a massa do tecido e do osso. Isso porque, graus elevados de acidez força nossos corpos a “roubar” minerais dos ossos, células, órgãos e tecidos para utilizá-los.

Manter uma dieta alcalina é, justamente, cortar consumo de sódio, açúcar e produtos industrializados, para focar a alimentação em alimentos alcalinos que irão melhorar o pH do seu organismo.

Benefícios Da Dieta Alcalina

Entre os benefícios da dieta alcalina, é importante destacar:

  1. Protege a Densidade Óssea e a Massa Muscular

Sua ingestão de minerais desempenha um papel importante no desenvolvimento e manutenção de estruturas ósseas (5). Pesquisas mostram que quanto mais alimentos alcalinos você come, melhor será a sua proteção contra a sarcopenia, ou seja, contra a perda de massa e força na musculatura esquelética.

Uma dieta alcalina pode ajudar a equilibrar os minerais no seu corpo, que são importantes para a construção de ossos e para a manutenção de massa muscular magra, incluindo cálcio, magnésio e fosfato. Dietas alcalinas também ajudam a melhorar a produção de hormônios de crescimento e absorção de vitamina D

  1. Reduz o Risco de Hipertensão e Derrame

A dieta alcalina diminui a inflamação e provoca um aumento na produção de hormônio do crescimento. Isto melhora a saúde cardiovascular e oferecer proteção contra problemas comuns como colesterol alto, hipertensão, cálculos renais, acidente vascular cerebral e até mesmo perda de memória.

  1. Diminui a Dor Crônica e Inflamação

Estudos têm encontrado uma conexão entre a dieta alcalina e níveis reduzidos de dor crônica.

Esta alimentação contribui para tratar a dor crônica nas costas, dores de cabeça, espasmos musculares, sintomas menstruais, inflamação e dor nas articulações.

Um estudo conduzido pela Society for Minerals e Trace Elements na Alemanha descobriu que, quando pacientes com dor crônica nas costas receberam um suplemento alcalino diariamente durante quatro semanas, 76 de 82 pacientes relataram diminuições significativas na dor. (6)

  1. Aumenta a Absorção de Vitamina e Diminui a Deficiência de Magnésio

O magnésio é necessário para a função de centenas de sistemas enzimáticos e processos corporais. Muitas pessoas são deficientes em magnésio e como resultado podem sofrer com complicações no coração, dores musculares, dores de cabeça, problemas de sono e ansiedade. O magnésio também é necessário para ativar a vitamina D, que é importante para o funcionamento global do sistema imunológico e endócrino.

  1. Melhora a Função Imunológica

Quando as células não possuem minerais suficientes para eliminar adequadamente os resíduos ou oxigenar o corpo completamente, o corpo inteiro sofre. A absorção de vitamina é comprometida pela perda mineral, enquanto toxinas e patógenos se acumulam no corpo, enfraquecendo o sistema imunológico.

Uma pesquisa publicada pelo British Journal of Radiology mostrou que a morte de células cancerígenas era mais provável de ocorrer em um corpo alcalino (7).

Acredita-se que a prevenção do câncer esteja associada a uma alteração alcalina do pH devido a uma alteração nas cargas elétricas e à liberação de componentes básicos de proteínas. A alcalinidade pode ajudar a diminuir a inflamação e o risco de doenças como o câncer.

  1. Ajuda na Manutenção do Peso Saudável

Limitar o consumo de alimentos formadores de ácido e comer alimentos mais alcalinos pode proteger seu corpo contra a obesidade, diminuindo os níveis de leptina e inflamação, o que afeta sua fome e habilidades de queima de gordura.

Os alimentos alcalinos são antiinflamatórios, colaboram para que o seu corpo atinja níveis normais de leptina e promovem a saciedade.

Melhores Alimentos Alcalinos

0f2df3_banner_dieta_alcalina-jpg_960x400_c_
Escolha Alimentos Crus Como Vegetais E Legumes

Veja quais são os alimentos alcalinos para incluir na sua dieta:

>> Frutas e vegetais: Isso inclui espinafre, tomate, abacate, rabanete, pepino, couve, brócolis, orégano, alho, gengibre, repolho, aipo, beterraba, melancia, figos e bananas maduras.

>> Alimentos crus: Busque consumir uma boa parte das frutas, verduras e legumes crus. Frutas e vegetais não cozidos são ditos biogênicos ou “vivificantes”. Os alimentos cozidos podem perder os minerais alcalinizantes.

>> Proteínas vegetais: Amêndoas e feijões são boas escolhas.

>> Sucos Verdes: Bebidas feitas de vegetais verdes são carregadas com alimentos alcalinos e clorofila. A clorofila é estruturalmente semelhante ao nosso sangue e ajuda a alcalinizá-lo.

Alimentos E Hábitos Que Contribuem Para A Acidez

bxk42831_dsc_0268a800
Evite Alimentos Processados E Refinados

Os alimentos que mais contribuem para a acidez do seu organismo incluem:

>> Alimentos ricos em sódio: Os alimentos processados contém muito cloreto de sódio, que constringe os vasos sanguíneos e cria acidez;

>> Frios e carnes processadas;

>> Cereais processados (tais como flocos de milho);

>> Lentilhas;

>> Ovos;

>> Bebidas com cafeína e álcool;

>> Aveia e produtos de trigo integral: Todos os grão criam acidez no corpo;

>> Leite: Os produtos lácteos ricos criam acidez no corpo! Quando sua corrente sanguínea se torna muito ácida, ela vai roubar cálcio (uma substância mais alcalina) dos ossos para tentar equilibrar o nível de pH. Assim, a melhor maneira de prevenir a osteoporose é comer lotes de vegetais de folhas verdes alcalinas, e não beber leite;

>> Amendoim e nozes;

>> Produtos à base de massas, arroz, pão e grãos embalados.

Alguns hábitos também são responsáveis por aumentar a acidez no seu corpo:

>> Uso de álcool e drogas;

>> Alta ingestão de cafeína;

>> Mau uso de antibióticos;

>> Adoçantes artificiais;

>> Estresse crônico;

>> Baixos níveis de fibra na dieta;

>> Sedentarismo;

>> Excesso de hormônios nos alimentos e produtos de saúde e beleza;

>> Exposição a produtos químicos: como produtos de limpeza domésticos, materiais de construção, computadores e micro-ondas;

>> Alimentos com colorantes e conservantes;

>> Excesso de exercício;

>> Poluição;

>> Má mastigação e hábitos alimentares;

>> Alimentos processados e refinados;

>> Respiração superficial.

Precauções Da Dieta Alcalina

Certos alimentos presentes na “lista ácida” podem surpreendê-lo, como ovos e nozes.

Eles podem ser ácidos em seu corpo, mas não deixe de comê-los. Eles contêm uma série de outros benefícios para a saúde, como antioxidantes e ácidos graxos ômega-3, que os torna muito valiosos para a sua saúde.

No que diz respeito ao seu pH, é possível torna-lo alcalino, e ainda assim consumir alimentos ácidos. Você não precisa comer apenas alimentos alcalinos, só se certifique de incluí-los em boas quantidades na sua dieta, e de balanceá-los com alimentos ácidos saudáveis, como o ovo.

Coma uma variedade de alimentos de verdade e limite o consumo de alimentos industrializados e açucarados, diminua o estresse e reduza o consumo de álcool.  Assim você estará no caminho para alcançar ótimos níveis de pH.

Benefícios de uma dieta alcalina pode melhorar a saúde do coração e dos ossos, diminuir dores e combater a deficiência de nutrientes.

Ao contrário de muitas outras dietas estranhas, a dieta alcalina é realmente muito saudável.

Estimula um alto consumo de frutas, legumes e alimentos vegetais saudáveis, ao mesmo tempo em que restringe os alimentos processados.

No entanto, as alegações sobre o funcionamento da dieta não são apoiadas por evidências evolutivas, pela fisiologia humana ou por qualquer estudo confiável feito em seres humanos.

Os ácidos são realmente alguns dos mais importantes blocos de construção da vida, incluindo aminoácidos, ácidos graxos e seu DNA (ácido desoxirribonucleico).

Assim, a dieta alcalina é saudável porque é baseada em alimentos de verdade, não processados. Da mesma forma você pode continuar comendo alimentos ácidos de verdade, não processados.

Abraços e fique com Deus!

FONTE DO ARTIGO: Dr. Juliano Pimentel.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: