7 Razões Porque A Dieta Low Carb Funciona confira nesse post!

Dietas de baixo teor de carboidratos, ou low carb, não são nada de novo e têm sido utilizadas na comunidade médica para uma variedade de finalidades por mais de um século. Com base em décadas de pesquisa, dietas de baixo teor de carboidratos têm sido associadas a benefícios, incluindo:

>> Perda de peso rápida;

>> Fome reduzida;

>> Melhor controle sobre insulina e açúcar no sangue;

>> Desempenho cognitivo melhorado;

>> Menor risco de fatores de doença cardíaca;

>> Risco reduzido para certos tipos de câncer.

Neste artigo, irei explicar as 7 razões porque a dieta low carb funciona.

Não deixe de ler e compartilhar.

 

Alimentação Low Carb Funciona Mesmo?

Low carb têm uma reputação de produzir perda de peso rápida reduzindo a fome ou a necessidade de contar calorias. Um estudo de 2014 realizado pelos Institutos Nacionais de Saúde descobriu que, depois de comparar os dois em adultos com sobrepeso, dietas de baixo teor de carboidratos foram mais eficazes para perda de peso e redução do fator de risco cardiovascular do que as dietas de baixo teor de gordura.

Os benefícios de dietas de baixo carboidrato se dão devido a uma redução, de glicose. Glicose, ou outras moléculas que podem se transformar em glicose uma vez que ingeridas, são encontrados em todos os alimentos ricos em carboidratos, sejam grãos, legumes, frutas, edulcorantes de todos os tipos – e até mesmo nozes e sementes.

Confira a seguir 7 razões que justificam o funcionamento da dieta low carb (1).

  1. Evita o armazenamento de gordura  

Quando comemos alimentos com açúcar e carboidratos, o hormônio insulina é liberado como uma reação, a fim de elevar a glicose no sangue (açúcar). Insulina é muitas vezes chamado de “hormônio de armazenamento de gordura”, porque um de seus trabalhos é dar o sinal às células para armazenar a maior quantidade possível de energia disponível. Esta energia é armazenada inicialmente como o glicogênio da glicose encontrada nos hidratos de carbono, desde que o glicogênio é nossa energia “preliminar”.

Ao eliminar os carboidratos da dieta e manter as reservas de glicogênio do corpo baixas ou quase vazias, podemos evitar que a insulina seja liberada e armazene gordura. Menos insulina circulando na corrente sanguínea significa que o corpo é forçado a usar todas as suas reservas de glicogênio, em seguida, usar a gordura escondido em nosso tecido adiposo (gordura corporal) como combustível (2).

 

  1. Melhora a função cognitiva

Gordura e carboidratos geralmente têm uma relação inversa na dieta. A maioria das pessoas mantém a ingestão de proteínas um pouco estável, mas, normalmente, as pessoas que consomem mais carboidratos e açúcar, consomem menos  gorduras saudáveis. Isso é problemático porque precisamos de gorduras saudáveis para a função cerebral adequada, controle do humor e regulação hormonal. Enquanto inicialmente uma refeição açucarada ou alta em carboidratos pode fazer você se sentir acordado e em alerta, depois de forma rápida você pode se sentir cansado e irritado.

O açúcar é viciante e tem efeitos dramáticos sobre o cérebro, especialmente quando se trata de aumentar a ansiedade e fadiga. Por outro lado, certos tipos de gorduras saudáveis agem como antioxidantes e precursores de algumas importantes moléculas de suporte cerebral e neurotransmissores que controlam a aprendizagem, memória, humor e energia. Seu cérebro é composto principalmente de ácidos graxos e requer um fluxo constante de gorduras em sua dieta, a fim de executar atividades de forma ideal.

 

  1. Redução do risco de síndrome metabólica

Um estudo de 2012 publicado no The American Journal of Epidemiology descobriu que dietas de baixo teor de carboidratos são mais eficazes na redução de certos fatores de risco metabólicos e doença cardíaca do que dietas de baixo teor de gordura (3).

O estudo investigou os efeitos de dietas com baixo teor de carboidratos versus dietas com baixo teor de gordura em fatores de risco metabólicos. Os resultados mostraram que ambas as dietas de baixo teor de carboidratos e de baixo teor de gordura reduziram o peso e melhoraram os fatores de risco metabólicos. Mas em comparação com os participantes em dietas de baixo teor de gordura, as pessoas com dietas ricas em carboidratos experimentaram um aumento significativamente maior no colesterol “bom” de lipoproteínas de alta densidade e uma maior diminuição nos triglicérides.

 

  1. Reduz o açúcar

Pesquisas mostram que uma dieta rica em carboidratos refinados e açúcar contribui para danos de radicais livres e realmente alimenta células cancerosas, possivelmente ajudando a proliferar a doença mais rapidamente. Já que dietas de baixo teor de carboidratos reduzem drasticamente o açúcar, podem agir como um tratamento natural do câncer, melhorando a imunidade do organismo (4).

 

  1. Mais gorduras saudáveis
abacate
Na Dieta Low Carb Você Consome Mais Gorduras Saudáveis

Um dos maiores benefícios de uma dieta baixa em carboidratos está relacionado ao aumento no consumo de gorduras saudáveis e proteínas no lugar de açúcar e carboidratos, que efetivamente ajuda a desativar a grelina, o hormônio da “fome”. De acordo com estudos, a insulina regula negativamente a grelina e lipoproteína de alta densidade pode ser uma partícula transportadora para aumentar a grelina em circulação (5, 6).

Em outras palavras, carboidratos causam picos de insulina, o que ele o açúcar e grelina no sangue. Gorduras e proteínas, por outro lado, são conhecidos por mudar os hormônios de saciedade, permitindo que você demore mais para sentir fome entre as refeições.

 

  1. Melhor digestão

Menos açúcar significa melhor função digestiva para a maioria das pessoas, visto que o açúcar alimenta “bactérias ruins” que podem prosperar no intestino. O resultado de uma dieta rica em açúcar e carboidratos pode significar o desenvolvimento de vírus cândida, que causa sintomas da síndrome do intestino permeável. Abundância de vegetais, proteínas de qualidade e gorduras saudáveis, por outro lado, pode te ajudar a queimar gordura e também ajudam a nutrir o trato digestivo e reduzir o crescimento bacteriano (7).

 

  1. Melhor regulamento hormonal

Low carb é eficiente porque também ajuda a equilibrar a função neurotransmissor em algumas pessoas e, assim, melhorar o humor. Quando pesquisadores da Disciplina de Psiquiatria e da Faculdade de Medicina da Universidade de Adelaide compararam os efeitos hormonais e psicológicos de uma dieta pobre em proteínas e rica carboidratos (LPHC) e uma dieta rica em proteínas e com baixo carboidrato (HPLC) em mulheres com uma desordem hormonal chamada síndrome do ovário policístico (SOP) ao longo de 16 semanas, eles encontraram uma redução significativa na depressão e melhoria na auto-estima nas mulheres que faziam dieta de baixo teor de carboidratos (8).

 

Estes são alguns motivos que mostram que a dieta low carb funciona e traz vários benefícios para a sua saúde.

Se você quer mudar sua alimentação, procure orientação médica.

Abraços e fique com Deus!

FONTE DO ARTIGO: Dr. Juliano Pimentel.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: